Tuesday, March 13, 2007

MEMBROS DE QUEM?


Membresia é um termo bem conhecido das instituições eclesiásticas. Além de designar o grupo de pessoas que formam alguma associação, hoje, o termo também é uma unidade de medida. Medida de sucesso. Uma quantidade grande de pessoas arroladas no rol de membros é prova mais que suficiente que determinado ministério pode ser considerado bem sucedido. Será?
Neste contexto da vida cristã habita certas enfermidades que devem ser combatidas. Compromisso, comprometimento, aliança, fidelidade, obediência, submissão, frutificação, envolvimento, e outros termos de absoluta relevância para a totalidade do ser e, portanto, para o cristão também na sua convivência eclesiástica, podem ser transformados em verdadeiras aberrações se a questão da membresia não for vista de forma madura e bíblica. Isso porque se um grupo ou um líder vê os membros de sua igreja como bens que conquistou com esforço, a sensação de posse adoecerá tanto o líder como seus liderados. Neste ponto da patologia relacional compromisso e comprometimento tornam-se obrigações; aliança e fidelidade são transformadas em alienação; obediência e submissão em cegueira; frutificação e envolvimento em produtividade; vidas viram numerários.
Amigos, eu queria estar delirando! Eu queria ser apenas um crítico selvagem! Infelizmente as questões abordadas são reais. Agora alguém próximo a você pode estar sendo manipulado, pode ter virado um objeto, um ponto na “régua” de alguém, um grama na balança que pesa quem tem e quem não tem na corrompida ótica humana de líderes evangélicos, tão distanciados do Evangelho.

“Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.” (Gl 5.1)

Acredito no senhorio de Cristo; Ele é o único dono, somos membros Dele, portanto a prerrogativa da posse é somente do Senhor e, os seus Ele conhece e dos Seus Ele cuida. O bom Pastor é Jesus, só Ele.

Estar comprometido com alguém é sempre saudável, mas ser livre é o que torna o comprometimento real, já que faz deste ato o fruto de uma escolha consciente.

Líder, você não é dono de ninguém! "Sua igreja" não existe, ela não “tem” os membros. As pessoas, elas escolheram você para ajuda-las e não para possuí-las. Este é o nosso trabalho, o trabalho pastoral. Não “temos” ninguém! As ovelhas são Dele.

O lado mais belo da vida cristã é a liberdade em amor que Cristo propôs. Esta liberdade norteia o Reino de Deus. Que nossas organizações não roubem das pessoas o direito de gozarem da vida livre que Jesus nos dá.

É possível ser feliz e leve, sendo compromissado com a causa da liberdade

Não a alienação, sim ao “culto racional”.


Saúde e Paz
Fabio Tx

5 comments:

Anonymous said...

Mais um texto que confronta mais uma situação comum nas igrejas (com "i" minúsculo...) atuais. É maravilhoso viver essa liberdade de nos comprometer por amor. Não existe nada melhor que viver o verdadeiro Evangelho!!

Anonymous said...

Infelizmente exitem pessoas q se dizem estar prontas pru "Eis-me aki"....mas como diz o o queridissímo apóstolo Paulo...se não tiver amor, não rola...(rs) O verdadeiro Evangelho é viver esse amor..o verdadeiro amor no verdadeiro evangelho....somos livre...não mais prisioneiros...simples!!


Bju Pastor amado!

Anonymous said...

OI, Pastor Fábio?
Bom te ver,Gostei demais de todas
as Msgs. Me alimentaram muito.


Beijo em você e família querida.

Lívia e Sandro - Nilópolis

UESLEI ADULÃO said...

Esse é um de seus textos que mais me impactou!!!!!
É MARAVILHOSO desfrutarmos dessa liberdade cristã,de pertencermos a Deus e não à homens e suas instituições eclesiásticas.
Verdade tão básica ,mas tão esquecida em nossos dias por muitos líderes e liderados.
Existem pessoas completamente escravizadas ,por esse "sentimento de posse"...estão morrendo a cada dia ,mas não tomam uma atitude de viver essa liberdade,por causa de palavras,tais como:'Deus te plantou aqui",aqui é o "centro da vontade de Deus" para tua vida,ou aquela que diz "cuidado,aqui queé o teu lugar!"
Somos livres em Jesus!!!! Somos propriedade Dele,e de ninguém mais!!
Louvo a Deus que eu enxerguei isso a tempo...foi penoso pois o novo assusta,mas hoje eu vivo em paz e sou renovada a cada dia!Aleluia!!

Splanchnizomai abraçando o amanhã. said...

Amado Fábio... concordo com vc em gênero e número...
Ali em Filipenses 2.20 e 21 vc vai ter a confirmção de tudo o que disse. Lindo. Verdadeiro. Que Deus tenha misericórdia da liderança que aprisiona e atrai pessoas para si.
Maranata! Ora vem logo Senhor Jesus!