Thursday, March 17, 2011

LIDERANÇA INTERROMPIDA (reeditado)



A demolição das identidades é um dos principais efeitos da pós-modernidade. Este fenômeno é uma crise de conceitos. A família é um bom exemplo disto, pois aquele modelo familiar de pai, mãe, e filhos, já não é o único existente. Hoje já se admitem “famílias” formadas por pai, pai e filho; mãe, mãe e filho. Por esses caminhos, uma identidade deformada de valores se edifica em substituição a outras consideradas obsoletas. Este fenômeno pós-moderno atinge a sociedade contemporânea como um todo, entretanto sua atuação é sutil, silenciosa e eficiente.

Quero aplicar este conceito de descontrução a questões de liderança. Aliás, o tema também esta na moda. As lojas de livros estão lotadas de títulos sobre gestão, gerenciamento, e afins. E as pessoas estão lendo e estudando liderança como nunca. Nas empresas, igrejas e organizações em geral, liderança esta na pauta do dia.

Muito bem, quando penso friamente sobre liderança hoje, concluo que, apesar de muito discurso e estudo sobre o tema, pouco se vive à verdadeira liderança. Em se tratando de igrejas e religiões então, a crise da demolição neste campo fica bastante grave. Lideranças se tornam ditaduras, emplastradas de autoritarismo e controle da vida dos outros. Isso é liderança? Nunca foi nem nunca será.

Há uma demolição prática da verdadeira liderança no cotidiano “igrejesco”. Quando a força do comando está no poder do título; se o poder fala mais alto que o trato; se a liderança vale mais que os liderados, essa mesma liderança esta distorcida, doente e corroída. É uma liderança interrompida quanto aos valores que fazem uma relação líder/liderados ser sadia e valer a pena.

O maior líder de todos os tempos deixou pouquíssimas ordens para seus liderados, na verdade, só me lembro de duas: amai e amai. Jesus de Nazaré não apenas deixou o comando, Ele mesmo foi o maior exemplo de amor; sua vida e sua morte foram a síntese de seus mandamentos. As pessoas são mais importantes que as ordens! É a grande lição da liderança de Cristo. Lembra da mulher pega em flagrante adultério? Pela ordem da lei deveria morrer; pela ordem da graça alcançou misericórdia.

Onde estão os verdadeiros líderes? Lideres que doam a vida pelas ovelhas e não pelos seus interesses? Sei que eles existem, mas fica cada vez mais raro achar seus endereços, já que não precisam anunciar sua liderança, apenas vivem coerentemente com o discurso que pregam. Não arrastam grandes multidões, mas formam verdadeiros discípulos de Jesus.


Saúde e Paz
Fabio

PS: Este texto foi publicado pela primeira vez em 2006. Pela relevancia ainda para hoje, resolvi reedita-lo.

5 comments:

Anonymous said...

com gosto de quero mais

Jose luis da Débora

Anonymous said...

com gosto de quero mais

Jose luis da Débora

Sing with me said...

Como pode esse fenômeno que acontece com a palavra, ela é sempre atual... Passe o tempo que passar. Já passei por este modelo de liderança, poderia dizer infelizmente, mas tudo coopera para nosso bem! Amei a palavra pastor.

Mario Correa said...

A liderança igrejesca é igual à liderança praticada nas empresas do mercado selvagem da produtividade visando o lucro custe o que custar.
Ela estimula a competição, e o alto investimento em formção visando alcançar os mais altos postos. Diploma de teologia tornou-se requisito fundamental nestas igrejas, assim como o mba. Vale o currículo, com as realizações que geraram lucro.
Em suma, se o "reino igrejesco" e o mundo são iguais, e como o mundo jazendo no maligno não pode ser Reino, então é tudo mundo mesmo.

Ellen Aread said...

Fico encantada com as palavras q surgem da sua cabeça ( ou q ja existe e eu nunca ouvi falar)cmo "Igrejesco", "cara de pauzisse"! rsrsrsrsrs TU-DO!