Monday, October 31, 2011

PROTESTO PROTESTANTE



Em homenagem aos 494 anos da chamada Reforma Protestante, escrevo algumas "teses" como um protesto protestante.


PROTESTO contra os neo-papas, ultra-ungidos e afins , que mesmo se "identificando" com o Protestantismo, negam esta raiz quando postulam a inerrância de suas idéias e falas. PROTESTO contra os que fingem que não vêem e que gostam desta espiritualidade pagã e burra.

PROTESTO contra a perda histórica do aspecto protestante, inovador, dinâmico e inconformado dos que se dizem protestantes. O Evangelho é acido e doce. A politica religiosa o "transforma" em negociata populista.


PROTESTO quanto ao uso ressurgido de relíquias, sejam elas judáicas, ou objetos com poderes mágicos , ou mesmo pessoas tidas como espiritualmente capazes de levar homens aos saberes celestiais. PROTESTO contra a venda ressurgida de indulgências, bençãos materias e supostas vitórias aqui e no porvir. Vendas estas que alimentam os neo-vendilhões do templo. PROTESTO quanto aos que fazem tais coisas e ainda se dizem protestantes, dado que em suas teses, Lutero, denunciou tais práticas como contraditórias ao Evangelho.

PROTESTO contra a cultura religiosa de só se abrir a Bíblia quando se vai ouvir uma pregação, palestra e afins. PROTESTO contra a leitura bíblica feita como consulta a um "oráculo". PROTESTO contra a leitura bíblica em busca de promessas. PROTESTO contra a leitura bíblica em busca de bases combativas e/ou puramente doutrinárias. PROTESTO contra quem trata a Bíblia como um livro mágico. PROTESTO contra quem prefere ouvir um pregador do que ler a Palavra. PROTESTO contra quem só ouve ou fala e não procura viver. PROTESTO contra os "mestres para si mesmo".

PROTESTO quanto ao estabelecimento de uma relação comercial entre clérigos e crentes, quando os primeiros buscam satisfazer, com criativida e misticismo, a demanda do seu publico alvo: os carentes e os ambiciosos. PROTESTO quanto a insatisfação da audiência contemporânea em relação a quem não faz espetáculos em nome da fé, fala a verdade e diz que o Evangelho é simples e sem magias. PROTESTO contra quem protesta ,mas continua alimentado o mercado das mágicas e das celebridades clericais.

PROTESTO quanto a fragmentação do Evangelho, quando se vê verdades como sendo a Verdade, dons espirituais como o fim e não um meio, ministérios como honra e não como serviço. PROTESTO contra a soberba da humildade cristã.

PROTESTO contra o denominacionalismo confundido com o Reino de Deus, contra a perseguição e satanização dos que escolhem não viver nos arraias denominacionalistas. PROTESTO contra a "Inquisição Pós-moderna" que condena os pecadores e os pensadores à fogueira do sistema. PROTESTO contra quem em nome de combater o sistema cria um novo sistema, ao tratar como inimigo os discordantes.

E vou seguir protestando , sei que vou, mas o que mais importa é seguir em novidade de vida, seguindo a Jesus. Ele que foi e é o protesto vivo, a mudança encarnada, a contradição em forma de Deus-homem.


Sola Scriptura, Sola Fide, Sola Gratia, Solu Christu e Soli Deo Gloria.



Fabio