Monday, September 10, 2012

A VELHA NOVIDADE QUE SE RENOVA



Em si a palavra evangelho já possúi alma de novidade. Evangelho é boa nova, a boa noticia, a agradável novidade que estava oculta dos séculos e das gerações: Cristo em nós a esperança da glória. Glória que não é condicionada a transitoriedade de tudo aqui; glória além das aprovações e aplausos; glória que está na direção do que eterno.

Jesus é o Evangelho.

A Boa Notícia não é um compendio teológico ou um pensar sobre o amor de Deus. Jesus em pessoa é a Boa Nova.

Ele não é um credo, mas crer Nele é vida eterna. Ele não é um código de ética, mas andar Nele e como Ele, é viver no caminho do certo.

Vendo assim, tudo se simplifica.

Se Ele é o Evangelho falar do Evangelho é falar d
Ele e, antes disso, viver o Evangelho é buscar Ele como molde, alvo, objeto e objetivo da carreira da fé. Isso é simples já que a imagem do modelo Jesus é clara esta posta diante de nós nos evangelhos e em todo o Novo Testamento.

O Mestre é simples. Tudo é simples.

Viver o Evangelho é atentar para o que o Senhor Jesus, o Evangelho vivo, ensinou, logo é fazer o que ele diz que deve ser feito, mas tudo feito em amor, por que senão não é Evangelho de Cristo, pois esse se cumpre em, prioritariamente, amar a Deus sobre tudo e ao outro como a si mesmo. Fora disso, fora do amar, toda pratica pode ser apenas evangélica, mas nunca o viver o e para o Evangelho.
Perdoar o ofensor, não julgar ninguém, tirar a estaca do olho e antes de querer arrancar o pequeno grão dos olhos do irmão, é ver o outro superior a si mesmo, é servir, é amar, são atos de justiça. É o Reino que Jesus nos ensina a viver. É tudo simples, nada engessado, tudo muito livre e nada muito novo.

È ser mais humano, simplesmente isso.

Estranhamente essas palavras podem soar novidade. Sei que parecem ser diante da velharia religiosa, legalista e empoeirada das instituições religiosas, mas não são novas, são apenas as Boas Novas. Também não são ultrapassadas, pois a Verdade se renova sempre na misericórdia renovável do amor de Deus em Cristo revelado.
Vivamos o Evangelho que não é nada novo, mas capaz de fazer tudo na vida virar novidade de vida.

Saúde e paz

Fabio